• Igor Bomfim

O Desafio da colaboração

Os colaboradores precisam entender a importância de se alinharem e produzirem como um verdadeiro time.


Após quase 18 anos trabalhando como consultor nas organizações, cada vez mais as empresas buscam realizar mais com menos. O impacto desta forma de trabalho tem prejudicado diretamente a grande maioria dos colaboradores, visto que estes sofrem de grande ansiedade, depressão e estresse. Este número é expressado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que em 2019 aponta cerca de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) com transtornos relacionados a ansiedade.


Nos treinamentos, cursos e workshops, tenho falado muito sobre a importância da colaboração e sinergia entre as pessoas neste momento. Desde criança, fomos fortemente influenciados a sermos os melhores e não a tornar o outro melhor, e quando isso acontece, criamos em nós uma cultura onde as coisas devem ser feitas do nosso jeito (menos delegação), sem auxiliar o outro (menor desenvolvimento do próximo) e trabalhando cada vez menos em equipe.


Claramente as empresas são formadas de grandes e pequenos grupos que se formam com o tempo, pela familiaridade e semelhança dos colaboradores. Neste ponto, ressalto que a diversidade acaba não sendo aceita de forma natural, pois todos que são diferentes do grupo procuram outros semelhantes ou acabam isolados.


Esses desgastes entre a área financeira e o estoque com relação as notas fiscais, ou mesmo entre a produção e a expedição, criam ambientes de disputas e não de sinergia. Precisamos entender que 1+1 deve ser igual 3, onde a soma das pessoas geram ganhos acima do normal.


Então como criar este ambiente? Bem, não espere a gerência estar envolvida em tudo. Você mesmo pode agendar uma reunião em outra área e solucionar um problema em conjunto com outras pessoas.


Outra forma é de almoçar com pessoas de áreas diferentes durante a semana, crie contatos e relacionamentos em sua rede. Enxergue as oportunidades enquanto todos veem problemas e desafios.


Promova alguns eventos em sua área e convide a outra área parceira, pois seu objetivo deve ser de criar pontes e não barreiras.


A falta de colaboração é um risco a saúde de todos. Os colaboradores precisam entender a importância de se alinharem e produzirem como um verdadeiro time, onde um cuida do outro.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo